Klickpages
TRAVESSIA

MARINS x ITAGUARÉ

Território

Mantiqueira

Formato

Leave No Trace

Duração/Distância

2 dias / 13 km

PROGRAMA

A clássica travessia de montanha que liga o Pico dos Marins (2.420m) ao Pico Itaguaré (2.308m) é a mais técnica da Mantiqueira devido a dinâmica que exige dos montanhistas. Suas cristas são de pedras empilhadas, o que deixa claro várias fendas. Em alguns pontos é necessário tirar a mochila pra fazer um trepa pedra, passar por algum buraco ou descer pela corda depois do Marinsinho. Para cumprir a jornada em apenas 2 dias, a travessia não inclui o ataque aos cumes. No formato de expedição LEAVE NO TRACE, a proposta se torna ainda mais ousada. Planejada com grupos de tamanho reduzido e em caráter autossuficiente, cada participante deve estar apto a manejar e levar seus equipamentos e suprimentos para a permanência na montanha. Mas não se preocupe, todo o cardápio para uma alimentação funcional, logística operacional e tomada de decisão durante a travessia continua sendo um serviço diferenciado oferecido pela nossa equipe de guias locais.

PONTOS DE INTERESSE

  • Formato Leave No Trace com grupos de tamanho reduzido e conduta de mínimo impacto.
  • Contemplação das principais cadeias de montanha do entorno: Agulhas Negras e Prateleiras no Parque Nacional do Itatiaia e Pedra da Mina na Serra Fina.
  • Vivência de uma autêntica expedição de montanha com mochilas cargueiras
  • Vivência de uma autêntica expedição de montanha nas terras altas da Mantiqueira.
  • Fornecimento da estrutura completa de acampamento, preparo das refeições, equipamentos e serviço opcional de carregadores.
  • Uso preferencial pelos produtos artesanais, de produção familiar, alimentos integrais e orgânicos, serviços e mão de obra locais.

INVESTIMENTO E FORMAS DE PAGAMENTO

DIA A DIA

Imagem
 Itanhandu-MG
Pernoite: Pousada Local
Duração:   --
Distância:   --
GAE/PAE:   --
DESCRITIVO
Deslocamento da cidade de origem até a cidade de Itanhandu/MG. Transfer da rodoviária para pousada se necessário. Pernoite em acomodação coletiva. Jantar não incluso.
Imagem
Base dos Marins x Pedra Redonda
Pernoite: Acampamento
Duração: 8 h
Distância: 6 km
GAE/PAE: 900 m / 200 m
DESCRITIVO
Após café da manhã, transfer de aproximadamente 2h até o início da trilha. Faremos a subida pela rota tradicional passando pelo Morro do Careca e ingressando nas rampas de pedra da montanha que nos levará até o acampamento avançado na base do Pico dos Marins (2.420m). Neste formato de 2 dias o trekking segue sentido Pico do Marinsinho até chegarmos na Pedra Redonda, onde será armado o acampamento. Neste ponto teremos a visão única das grandes paredes do maciço do Itaguaré. Pernoite em barracas e jantar.
Imagem
Pedra Redonda X Base do Itaguaré
Pernoite: ---
Duração: 5 a 7 h
Distância: 7 km
GAE/PAE: 220 m / 950 m
DESCRITIVO
Após café da manhã a caminhada continua pela cumeeira da Serra, de um lado o estado de SP, do outro o mar de morros de Minas Gerais. A montanha se mostra à beira de seus paredões de rocha, com visuais incríveis e passagens técnicas com bastante exposição por diversos momentos. A trilha é literalmente uma escalaminhada que exige bastante desenvoltura por todo o dia. Alguns buracos ficam tampados pela vegetação, então é necessário o máximo de cautela em alguns pontos determinados pelo guia. Da base do Itaguaré seguiremos por cima do lajeado de pedra até perdermos altitude por dentro da mata e chegarmos ao final da travessia. Retorno para pousada para banho.
ESTÁ INCLUSO
NA EXPEDIÇÃO
1 noite em Pousada c/ café da manhã
Transfer in-out montanha em veículo 4x4
Alimentação integral na expedição: café da manhã, lanche de trilha e jantar quente
Barracas duplas para pernoite
Tralhas de Cozinha
Guias locais especializados
Equipamentos de segurança
Quarto em pousada para banho no final da expedição
Seguro Contra Acidentes Pessoais
Rastreamento via satélite SPOTGen3
NÃO ESTÁ INCLUSO
NA EXPEDIÇÃO
Transporte até  a cidade base
Despesas de hospedagem extra
Equipamentos não mencionados no roteiro
Jantar da primeira noite e almoço do último dia

IMPORTANTE SABER

  • Passagem de ônibus de volta após as 17hs.
  • Recomendamos tomar vacina contra febre amarela 10 dias antes da expedição.
  • O cliente deverá ter em sua mochila recipiente de no mínimo 4 litros para carregar sua água de consumo diário; e também irá carregar sua própria barraca, equipamentos e acessórios individuais, além de compartir a comida de consumo coletivo.
  • A programação poderá ser modificada a qualquer momento por motivos de condições climáticas ou de segurança que
    possam comprometer a integridade física do grupo.
  • Serviço de carregador opcional.
  • Caso o cliente se desligue da programação da expedição por motivos pessoais, ele arcará com toda a despesa extra de transporte, alimentação e hospedagem na cidade.

CONDIÇÕES DE CANCELAMENTO

Em caso de cancelamento por iniciativa do passageiro, de acordo com a deliberação normativa nº 161 de 09 de agosto de 1985 da EMBRATUR, a MONTANERO fará devolução conforme condições abaixo:

Cancelamento até 30 dias do início da viagem: 90% do valor pago antecipadamente;
Cancelamento entre 29 e 21 dias do início da viagem: 80% do valor pago antecipadamente;
Cancelamento entre 20 e 7 dias do início da viagem: 50% do valor pago antecipadamente;
Cancelamento a menos de 7 dias do início da viagem: Sem devolução.