Klickpages
TRAVESSIA

ALTOS DA MANTIQUEIRA

Território

Mantiqueira

Formato

Leave No Trace

Duração/Distância

4 dias / 65 km

PROGRAMA

Altos da Mantiqueira é a conexão de três grandes travessias de montanha – Marins-Itaguaré, Serra Fina e Itatiaia-Maromba via Rancho Caído – realizada em apenas 4 dias, uma experiência única mesmo para os mais experientes! Para superar as longas jornadas diárias faremos a expedição com carga mínima para permanência na montanha e com uma logística de apoio eficiente. As acomodações em pousadas também ajudam na recuperação para enfrentar o dia seguinte, mas uma noite não poderia deixar de ser acampado na Pedra da Mina, o cume mais alto de toda a Mantiqueira com 2.798m de altitude. No formato LEAVE NO TRACE, os grupos são de tamanho reduzido e em caráter autossuficiente. Mas não se preocupe, todo o cardápio para uma alimentação funcional, logística operacional e tomada de decisão durante a travessia continua sendo um serviço diferenciado oferecido pela nossa equipe de guias locais.

PONTOS DE INTERESSE

  • Formato Leave No Trace com grupos de tamanho reduzido e conduta de mínimo impacto.
  • 3 Travessias em 1: realização de três das principais travessias das terras altas da Mantiqueira: Marins-Itaguaré, Serra Fina e Itatiaia-Maromba via Rancho Caído.
  • Ascenção aos picos Capim Amarelo (2.392m), Pedra da Mina (2.798m) e Três Estrados (2.665m).
  • Um pernoite na antiga Casa Alpina, hotel de montanha famoso nos anos 80 construído pelo arquiteto alemão Alfred Heilmann.
  • Vivência de uma autêntica expedição de montanha nas terras altas da Mantiqueira.
  • Fornecimento da estrutura completa de acampamento, preparo das refeições, equipamentos e serviço opcional de carregadores.
  • Uso preferencial pelos produtos artesanais, de produção familiar, alimentos integrais e orgânicos, serviços e mão de obra locais.

DIA A DIA

Imagem
Cruzeiro-SP
Pernoite: Pousada Local
Duração:   --
Distância:   --
GAE/PAE:   --
DESCRITIVO
Deslocamento da cidade de origem até a cidade de Cruzeiro/SP. Transfer da rodoviária para pousada se necessário. Pernoite em acomodação coletiva. Jantar não incluso.
Imagem
Travessia Marins x Itaguaré
Pernoite: Pousada local
Duração: 8 a 12 h
Distância: 13 km
GAE/PAE: 1.120 m / 1.160 m
DESCRITIVO
Após café da manhã, transfer de aproximadamente 1h30 até o início da trilha na base do Morro do Careca. A caminhada ganha altitude por dentro da mata até alcançar as rampas de pedra de acesso à base do Pico dos Marins (2.420m). Neste formato abrimos mão de fazer o ataque ao cume e seguimos sentido Pico do Marinzinho e na sequência Pedra Redonda! Na crista da serra teremos sempre o Itaguaré a nossa frente, caminhando ora em cima das arestas de pedra, ora dentro de empilhados em meio a mata cheias de orquídeas e bromélias, exigindo bastante desenvoltura do trekker. A travessia se conecta na base do Pico do Itaguaré (2.308m), onde se tivermos tempo faremos a subida até o cume. Da base do Itaguaré seguiremos por cima do lajeado de pedra até perdermos altitude e chegarmos ao final da travessia onde o resgate estará aguardando. Pernoite em pousada em acomodação coletiva e jantar.
Imagem
Travessia Serra Fina / Toca do Lobo x Pedra da Mina
Pernoite: Acampamento
Duração: 8 a 12 h
Distância: 13 km
GAE/PAE: 1.700 m / 465 m
DESCRITIVO
Após café da manhã, transfer de 40min até o início da trilha na Toca do Lobo. Dia de grande desafio, transpondo cumes e vales profundos da Mantiqueira até alcançarmos nosso primeiro objetivo, o Alto Capim Amarelo (2.392m), altitude que manteremos grande parte do dia. Trechos longos de duras descidas também farão parte do trekking, até chegarmos à base na face oeste da Pedra da Mina, onde faremos a última subida do dia que nos levará ao 4° mais alto pico do Brasil (2.798m). Pernoite em Barracas, jantar quente.
Imagem
Travessia Serra Fina / Pedra da Mina x Pierre
Pernoite: Acampamento
Duração: 8 a 12 h
Distância: 15 km
GAE/PAE: 570 m / 1.800 m
DESCRITIVO
No terceiro dia da jornada ainda precisamos conquistar mais um grande elevado, o Pico dos 3 Estados (2.665m), montanha de forte expressão que reúne cristas de vertentes distintas, cada uma delas nascendo em um estado, fazendo assim um tríplice fronteira entre MG, SP e RJ. Faremos o ataque pela crista do Cupim de Boi que nos levará ao cume. Na sequência baixaremos a montanha passando pelo Altos dos Ivos até o Sitio do Pierre onde o transfer estará a nossa espera. O pernoite desta vez é na antiga Casa Alpina, famoso hotel de montanha dos anos 80 projetado pelo arquiteto alemão Alfred Heilmann. Atualmente toda a estrutura integra a sede do Instituto Alta-Montana da Serra Fina, que além de desenvolver vários projetos de pesquisa e ações de Conservação e Preservação da Mata Atlântica, continua hospedando os grupos de montanhistas que frequentam a região. Jantar quente e pernoite em quartos coletivos.
4oDia: Pico 3 Estados x Sítio do Pierre
Imagem
Pico 3 Estados x Sítio do Pierre
Pernoite: Acampamento
Duração: 7 a 9 h
Distância: 24 km
GAE/PAE: 200 m / 1.200 m
DESCRITIVO
Após café da manhã, transfer de 40min até o Parque Nacional do Itatiaia, onde começa nosso último dia de desafios pelas Terras Altas da Mantiqueira. O trekkinhg se inicia na cota dos 2400m de altitude e segue circo-navegando as montanhas do planalto do Itatiaia. Esse trajeto favorece diferentes perspectivas da Pedra do Altar, Asa de Hermes, Ovos da Galinha e outras paisagens pouco avistadas. Pelo caminho faremos ainda uma parada para banho na paradisíaca Cachoeira do Rio Aiuruoca, depois de percorrer bosques e paredões de rocha que nos acompanharão por todo o dia. Em apenas um dia vamos percorrer uma distância em torno de 24km até a Vila da Maromba, a tempo de tomar um banho na pousada, almoçar e pegar o transporte de volta.
ESTÁ INCLUSO
NA EXPEDIÇÃO
3 noites em Pousada c/ café da manhã
Transfer in-out montanha em veículo 4x4
Alimentação integral na montanha:
café da manhã, lanche de trilha e jantar quente
Barracas duplas para pernoite
Guias locais especializados
Taxas de entrada no PARNA Itatiaia
Quarto em pousada para banho no final da caminhada
Seguro Contra Acidentes Pessoais
Rastreamento via satélite SPOTGen3
NÃO ESTÁ INCLUSO
NA EXPEDIÇÃO
Transporte até  Cruzeiro/SP
Despesas de hospedagem extra
Jantar da primeira noite e almoço do último dia
Equipamentos não mencionados no roteiro

IMPORTANTE SABER

  • Para os que vierem de ônibus retorno pela rodoviária de Resende a partir das 19h.
  • Para os que vierem de carro, serão feitas mais duas baldeações até Cruzeiro onde o automóvel estará guardado, ou ainda, é possível solicitar um serviço extra de motorista para levar o carro até Maromba.
  • Toda a bagagem extra (que não será usada durante a travessia) o cliente terá acesso nos locais de pernoite em pousada.
  • Recomendamos tomar vacina contra febre amarela 10 dias antes da expedição.
  • A programação poderá ser modificada a qualquer momento por motivos de condições climáticas ou de segurança que
    possam comprometer a integridade física do grupo
  • Caso o cliente se desligue da programação da expedição por motivos pessoais, ele arcará com toda a despesa extra de transporte, alimentação e hospedagem na cidade.

CONDIÇÕES DE CANCELAMENTO

Em caso de cancelamento por iniciativa do passageiro, de acordo com a deliberação normativa nº 161 de 09 de agosto de 1985 da EMBRATUR, a MONTANERO fará devolução conforme condições abaixo:

Cancelamento até 30 dias do início da viagem: 90% do valor pago antecipadamente;
Cancelamento entre 29 e 21 dias do início da viagem: 80% do valor pago antecipadamente;
Cancelamento entre 20 e 7 dias do início da viagem: 50% do valor pago antecipadamente;
Cancelamento a menos de 7 dias do início da viagem: Sem devolução.